Casa Lar e Ampare: amor e dedicação para crianças

A instituição cuida de dez crianças portadoras de deficiência em situação de abandono; a Escola Ampare atende 150 pessoas de todas as idades

Foto: Arquivo

Em uma casa de madeira azul na área verde da Vila Planalto existe o Lar da Ampare, um lugar que acolhe crianças com deficiência física e psíquica há 21 anos. A iniciativa é da Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais, idealizada por Glaucia Gomes de Oliveira, que abrange também a Escola Ampare localizada na Asa Norte especializada em habilitação e reabilitação. Ela atende em torno de 150 pessoas entre bebês e adultos.

Glaucia se viu incentivada a lutar com mais afinco nesse meio há 35 anos, logo após dar à luz Mariana, uma criança com Síndrome de Down e perceber que a inclusão da filha era algo muito difícil no DF. Ela descobriu que não existiam escolas e pessoas capacitadas para lidar com crianças especiais.oficial ampare

A Casa Lar atende dez crianças de forma vitalícia, o mais velho se chama Amilton que tem 27 anos e chegou a casa com seis; o mais novo é Renato, de 10. As crianças foram encaminhadas pela Vara de Infância, pois estavam em situação de abandono ou submetidas pelos pais ao trabalho infantil nas ruas. Amilton, que não tem a visão de um olho,  usa cadeiras de rodas e tem uma mão “preguiçosa” (como ele mesmo brinca), é um dos poucos com a capacidade da fala.

A casa possui três cuidadoras sociais que trabalham durante o dia e duas que acompanham as crianças à noite; uma auxiliar de serviços gerais, um jardineiro e uma cozinheira, todos contratados por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social do GDF.

O lar de acolhimento e a Vara da Infância tentam aproximar os familiares, mas para a coordenadora, Maísa Gomes, essa integração é um pouco difícil. “Muitas vezes os familiares encontrados não têm condições financeiras e emocionais para cuidar de uma criança assim”, afirma.

Serviço

A instituição recebe doações de artigos de higiene e roupas, que podem ser entregues diretamente na Casa Lar. As visitas tem que ser marcadas antecipadamente no telefone (61) 3306-1110.

 

Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

 

Fonte: Portal de Jornalismo IESB

http://jornalismo.iesb.br/2015/03/06/casa-lar-e-ampare-amor-e-dedicacao-para-criancas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  WhatsApp