9 de novembro de 2015

Sobre

Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais

QUEM SOMOS?

Uma Instituição Social sem fins lucrativos, fundada em 1972 por um grupo de mães e pais com a missão de defender os direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A AMPARE oferece atendimento especializado e adequado às necessidades individuais, objetivando a independência e  inclusão na sociedade.

PROGRAMAS E PROJETOS

-Estimulação precoce e/ou essencial – a partir do nascimento: Conjunto de atividades e recursos ambientais de natureza preventiva, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento global, a independência dos hábitos de vida diária e a aquisição de experiência significativas para ajudar no desenvolvimento de seu potencial evolutivo.

  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Fonoaudiologia
  • Fisioterapia
  • Terapia Ocupacional
  • Hidroestimulação

PROGRAMA – NÚCLEO OCUPACIONAL

Descrição: Ações desenvolvidas por meio de atividades práticas, úteis e prazerosas, com objetivos planejados e específicos, que favoreçam aos assistidos o desenvolvimento do interesse, da atenção, concentração, disciplina, bons hábitos, boas atitudes, autonomia nas atividades de vida diária, habilidades manuais, habilidades motoras, de equilíbrio, de coordenação e aquisição de conhecimentos importantes para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social dos assistidos.

As atividades oferecidas serão planejadas de acordo com as condições físicas, cognitivas e motoras dos respectivos grupos/ turmas/ indivíduos. Oferecendo atividades manuais, artesanais, criativas, culturais, musicais, corporais, reflexivas, mentais e tudo que tiver ao alcance pedagógico, com foco principal no desenvolvimento e aquisição de habilidades, de saberes, manifestações e expressões, tornando-os capazes de exercerem, dentro de suas condições, o papel de cidadãos participativos.

  • Capacidade de atendimento: 60 pessoas

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

AVP’s – ATIVIDADES DE VIDA PRÁTICA

Atividades para aprendizagem em lidar com dinheiro, comércio, transporte, comunicação alternativa, leituras, interpretações de textos, de símbolos, escritas, etc.

AVD’s – ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA

Práticas para estimular a independência e autonomia na execução de atividades diárias, como: tomar banho, trocar de roupa, calçar tênis, escovar os dentes, pentear os cabelos, etc.

ATIVIDADES ARTESANAIS

Atividades utilizando técnicas artesanais (tear, pintura em pano de prato, bijuterias, decoupage, dentre outras) para a produção de objetos (artes), para venda ou não, visando o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade, da atenção, concentração, etc,

ATIVIDADES DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Práticas visando a conservação, manutenção e contribuição na limpeza dos espaços da instituição, trabalhando a autonomia em executar atividades domésticas ou não de limpeza, organização, identificação de materiais de limpeza diversos, noção de quantidade, etc.

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Atividades visando a sensibilização ambiental, ressaltando a importância dos cuidados com os recursos naturais disponíveis na natureza, com o Planeta Terra, percepção das transformações e fases da vida, importância do lixo produzido e da natureza de uma forma geral.

ATIVIDADES DE HORTICULTURA, JARDIM E POMAR

Atividades práticas de cuidados e contato com a produção de hortaliças, árvores frutíferas e plantas ornamentais, para consumo da instituição, venda ou não, visando o contato com o processo e fases do desenvolvimento das plantas, contato e cuidados com a terra e equipamentos da prática, fortalecendo e aumentando a percepção na participação responsável por todos;

ATIVIDADES DE CULINÁRIA

Aprendizagens por meio da reprodução supervisionada de receitas diversas, contato com itens de cozinha, alimentos, etc.

ATIVIDADES LÚDICAS

Práticas envolvendo produção de materiais diversos por meio do reaproveitamento de materiais recicláveis ou não, brinquedos, contação de histórias, música (dança/ canto), expressão corporal, jogos pedagógicos, etc.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Desenvolvimento de atividades relacionadas às artes de uma forma geral – desenho, pintura, música, dança, teatro, etc.;

EDUCAÇÃO FÍSICA

Desenvolvimento de atividades físicas relacionadas às práticas de natação, solo (esportivas), caminhada fora da instituição e psicomotricidade;

PSICOLOGIA

Apoio técnico à coordenação, desenvolvendo atendimentos em grupo e quando necessário, de forma individual, aos assistidos, aos familiares do núcleo familiar dos assistidos e profissionais da instituição;

SERVIÇO SOCIAL

Apoio técnico à coordenação, às famílias, assistidos e profissionais;

PROJETOS VOLUNTÁRIOS

Projetos diversos com objetivos específicos de Consciência Corporal – Yoga; Pedalar; Karatê; Nosso Jardim, Vira virou e Capoeira (ainda a iniciar).

Período de Funcionamento: 2ª a 5ª feira, das 08h às 17h, sendo as sextas destinadas às coordenações, planejamentos e reuniões de equipe.

PROGRAMA – ESTIMULAÇÃO PRECOCE E ESSENCIAL

Descrição: Conjunto de atividades e recursos ambientais de natureza preventiva, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento global dos indivíduos, habilitando e reabilitando funções, focando na independência dos hábitos de vida diária e a aquisição de experiências significativas para ajudar no desenvolvimento físico, cognitivo e motor, dentro do potencial evolutivo do(a) assistido(a).

  • Capacidade de atendimento: 60 pessoas

ESTIMULAÇÃO SENSORIAL E MOTOR

FISIOTERAPIA: Corrigir ou minimizar os distúrbios de postura e de movimentos por meio de padrões que influenciam o tônus e de técnicas apropriadas, para melhorar a qualidade respiratória e o desenvolvimento neuropsicomotor do indivíduo.

FONOAUDIOLOGIA: Adequar as possíveis alterações que possam apresentar nas áreas de comunicação oral, nas funções neurovegetativas, voz e audição, pesquisando, prevenindo, diagnosticando, habilitando, reabilitando e aperfeiçoando essas funções.

TERAPIA OCUPACIONAL: Desenvolver atividades lúdicas, pedagógicas e sensório-motor, com o objetivo de promover habilidades motora global, fina e grossa, autonomia e independência, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao(a) assistido(a).

EDUCAÇÃO FÍSICA: Desenvolver atividades físicas na piscina ou fora dela, buscando favorecer a aquisição de novas habilidades motoras e condições físicas para a manutenção e melhoria da qualidade de vida dos(as) assistidos (as).

PSICOLOGIA: Atuar junto à instituição visando acolher os beneficiados do serviço, seus familiares, responsáveis e os funcionários desta, proporcionando suporte técnico no que se refere as orientações e encaminhamentos pertinentes ao setor de psicologia. Tem como meta o atendimento adequado aos beneficiados, seus familiares e profissionais da instituição, seja atuando direta ou indiretamente, em grupo ou individualmente.

SETOR DE SERVIÇO SOCIAL: Serviço de apoio, orientação e acompanhamento da família e do(a) assistido(a) que ingressa na instituição em busca de atendimento ou qualquer membro da família que necessita dos serviços oferecidos pela Instituição, proporcionando suporte técnico no que se refere as orientações e encaminhamentos pertinentes ao Serviço Social.

Período de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 14h às 18h.

CASA DE ACOLHIMENTO – SISTEMA CASA LAR

Criada em 1994, possui como objetivo o acolhimento institucional de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltipla, sob medida protetiva e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias e responsáveis encontrem-se impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção e cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados.

Quantidade de atendidos: 10 usuários.

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