Projeto para adaptar parquinhos para crianças com deficiência agrada

Um projeto que tramita na Câmara Legislativa pode tornar obrigatória a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência no DF. De autoria do deputado Robério Negreiros (PMDB), projeto deverá ser votado ainda neste segundo semestre

Da Redação

Com colaboração de Matheus Contaifer

BRASÍLIA Publicado segunda, 20 de julho (14:12)

Foto: Fato OnLine

Um projeto que tramita na Câmara Legislativa poderá tornar obrigatória a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em áreas abertas ao público, ainda que localizados em área privada. A adaptação pode chegar também ao tipo de solo que terão os parquinhos, já que parques de areia seriam de difícil locomoção para essas crianças.

O projeto do deputado Robério Negreiros (PMDB) poderá ser votado ainda neste segundo semestre. “Voltando do recesso, em agosto vou brigar em todas as comissões, vou falar com os relatores para que o projeto esteja apto à votação no mais tardar até o fim desse segundo semestre”, garante o deputado que ressalta: “Vejo que o projeto é de grande valia para a sociedade, já que chegou a 12% a parte da sociedade que possui algum tipo de deficiência. Incluir essas pessoas no que fazemos é mais do que necessário”, explica.

 

Foto: Fato OnLineInteresse

Apesar de o projeto ainda não ter entrado em pauta para votação, já agrada parte da população envolvida com o assunto. A coordenadora-geral da Ampare (Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais), Mirna Bueno, comemora. “É interessante e necessário haver essa inclusão que a gente infelizmente não vê colocado muito em prática por grandes empresários e até mesmo pelo governo”, disse.

O projeto é visto com um fundo de esperança pela coordenadora-geral da Apaed (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais), Eronilda Bezerra, que diz não crer que realmente exista inclusão para pessoas com deficiência e que são muito restrita as opções de lazer para crianças com deficiência: “É muito difícil achar um lugar que nós consigamos brincar com as crianças sem maiores dificuldades; as vezes, nós queremos sair com as nossas crianças para fazer algo diferente, mas somos limitados”.

A dona de casa Maria do Socorro tem uma filha com síndrome de down e diz que, quando sua filha era criança, experimentava dificuldade em brincar com as outras crianças nos brinquedos normais de parquinhos. Maria do Socorro comemora o projeto, já que outras crianças poderão brincar normalmente, oportunidade que sua filha não teve. “Para as crianças pequenas, é muito importante isso. Tem muita criança com deficiência que poderia brincar com as outras crianças, mas não conseguem, pois não se adaptam aos brinquedos”, ressalta.

A justificativa do projeto é que os brinquedos instalados em playgrounds e parques infantis não podem ser usados por crianças com deficiência. Esses equipamentos são instalados em áreas públicas, com dinheiro público. Assim, deve se destinar a todos os públicos, inclusive crianças com deficiência.

Foto: Fato OnLine

Fonte: Fato OnLine

http://fatoonline.com.br/conteudo/6077/projeto-para-adaptar-parquinhos-para-criancas-com-deficiencia-agrada?or=busca&p=b&i=1&v=0&q=ampare

 

1 comentário em “Projeto para adaptar parquinhos para crianças com deficiência agrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  WhatsApp